quinta-feira, 25 de março de 2010

O que vale é o presente?




"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."


Tema do dia: ATITUDE

Não há como não falar de atitude, sem relacionar às palavras: prática, coragem, desafio, postura de vida. Nossa maneira de ver a vida, seja de forma positiva ou negativa, é a base em nossa atitude, postura e prática díária que vão decidir o nosso futuro. O nosso futuro está relacionado então a nossa atitude de hoje. Eis aqui duas questões:

A primeira questão é: como será o nosso futuro durante nossas vidas?

Sabemos que o futuro é a consequência do presente, sendo assim o presente, o resultado do passado. Para muitos, o passado não volta e não tem como mudar, já o futuro.. está em nossas mãos! Esquecemos o passado, enfretamos o futuro.. mas vivemos o presente?!?

A segunda questão é: Do que o futuro é feito?

No site citado abaixo diz que o passado é constituído por decisões tomadas e o futuro se faz por decisões tomadas agora no presente. É necessário ter uma percepção realista, não fantasiar sobre o passado e nem ter ilusões sobre o futuro, vivendo plenamente o presente. Este caminho de introspecção, passando pelo processo de conversão, torna o ser humano pleno e vitaliza a vida social. Assim.. analise o passado, planejo o futuro e viva o presente.

O passado nos trouxe para onde estamos e o futuro nos levará para onde planejamos!

_________________
Ensinamento do dia: No Budismo Shin, o ”Nem” na palavra Nembutsu significa: recordar, lembrar, ter em mente, etc. “Nem” é o chamado para o despertar da consciência obscurecida pelo ego para a realidade da iluminação. Assim, aceitamos o nosso passado e compreendemos que tudo era uma preparação para o autoconhecimento. Então tudo que achávamos que era por acaso torna-se destino (fato significativo). A partir desta compreensão poderemos determinar nossa missão futura. (...) No budismo, com a prática do Nembutsu teremos a possibilidade de unificar e realizar a vida, o destino e a nossa missão.

( http://www.dharmanet.com.br/honganji/rompendo.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário