domingo, 21 de março de 2010

O essencial é invisível



"O preconceito é uma opinião não submetida a razão."
(Voltaire)

Tema de hoje: Diferenças

Todos nós somos diferentes e semelhantes. Nossas diferenças e semelhanças estão relacionadas ao ponto de vista de cada um. Aceitar as semelhanças e diferenças é mais do que respeitar a aparência física, raça, origem, religião, cultura etc. Consiste em respeitar o direito das pessoas na sua forma de pensar, sentir e agir - como indivíduo, assim como somos. Antes de aceitarmos as diferenças dos outros, devemos aceitar as nossas diferenças. Aceitar que, mesmo fazendo parte de um grupo (sociedade ou origem), somos indivíduos com nossas individualidades.

A verdade é que não somos como os outros e que os outros não são como somos. Assim como qualquer outra pessoa no mundo, nós temos o direito de ser como somos e o dever de aceitar os outros como são. Ninguém é superior ou inferior aos demais - não é saudável, e sim egoísta e injusto, quem ver dessa forma.

**********************
Ensinamento do dia: O Conceito de Raça no Brasil: Durante o período colonial – apesar da grande presença da mestiçagem nos planos étnicos e culturais – predominou no pensamento político português e brasileiro uma idéia das diferenças entre os seres humanos baseada na perspectiva religiosa. A principal oposição em que se apoiavam estas diferenças era a que existiria entre os cristãos, ou portugueses, e os indígenas, vistos como pagãos ou infiéis segundo o caso. Os mestiços seriam, segundo esta linha de pensamento, impuros frutos do pecado. O pensamento religioso num primeiro momento e o iluminismo a seguir deram as chaves para a compreensão das diferenças dos portugueses com relação aos indígenas e às possibilidades de sua inclusão ou não no mundo ‘civilizado’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário